ESTE BLOG FOI CRIADO PARA INFORMAR A TODOS QUE O VISITEM QUEM É JOAQUIM E O QUE PODE SER FEITO PARA AJUDÁ-LO
A SUPERAR AS CONSEQUÊNCIAS DE UM PARTO COM COMPLICAÇÕES. INFORME-SE SOBRE NOSSA CAMPANHA, AJUDE A DIVULGÁ-LA E CONTRIBUA.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Dicas para a viagem e o tratamento de células-tronco na China

Este espaço visa apenas facilitar e tirar dúvidas de quem vai enfrentar essa maratona do outro lado do mundo. Para informações oficiais sobre o tratamento por favor enviem um e-mail para carlos@beikebiotech.com que é o representante da Beike (clínica chinesa que realiza o tratamento) no Brasil e também acessem o site www.beikebiotech.com

1 – Planejamento da viagem:

Após ter o seu tratamento aprovado pela Beike, quando for fazer o pagamento da entrada (20%), é importante juntar a documentação para dar entrada em seu banco para autorização do envio de remessas ao exterior com bastante antecedência ao prazo determinado pela Beike. Existem prazos para autorização e mesmo assim, após esse prazo a remessa pode não ser aprovada, devendo-se recorrer a outro banco.

Ao ter sua programação estabelecida pela clinica, antes de comprar a passagem, atentar ao fato que existem 3 tipos de aplicação: na medula, na veia e local (a diferença vai ser discutida mais a frente). Aplicações na medula exigem certos cuidados e podem apresentar efeitos indesejados leves tais como febre, dor de cabeça, náusea, irritabilidade, entre outros. Por isso é bom certificar-se de que, se a ultima aplicação for na medula, não comprar a passagem para o dia seguinte pois não é recomendável fazer uma viagem tão longa com qualquer desses efeitos.

Para entrar na China é necessario visto. A documentação exigida está no link http://riodejaneiro.china-consulate.org/pot/qzhhz/sqqz/

2 – O Tratamento

Vamos relatar apenas as aplicações na medula e na veia, as quais tivemos experiência.

As células-tronco são retiradas de cordões umbilicais de outros bebes e não são congeladas. Podem também ser retiradas da própria pessoa, mas também não soubemos de ninguém que o tenha feito e são para pessoas acima de 4 anos de idade.

A aplicação na medula é feita por base de anestesia, que pode ser geral ou local. Não é permitida a ingestão de água ou alimento 6 horas antes. O paciente poderá beber água somente após 2 horas e comer após 4 horas ao procedimento. E deve ficar deitado por até 6 horas após a aplicação. O paciente sofre com um certo desconforto, ansiedade e dificuldade de dormir por alguns dias. Isto é tido como normal é dura cerca de 2 dias. A pessoa submetida ao tratamento entra sozinha na sala de operação. A aplicação é rápida, cerca de 20 minutos apenas. Contudo, o paciente permanece em observação em outra sala até acordar da anestesia. O acompanhante fica no aguardo do término da operação numa sala de espera.

A aplicação na veia dura cerca de 1 hora e não tem nenhum tipo de recomendação e não observamos nenhum efeito colateral. O acompanhante pode permanecer o tempo todo com o paciente.

Os médicos chineses acreditam que a aplicação na medula tem melhores resultados. Porém, segundo relato dos pais de uma menina com problemas de visão ela passou a observar cores ainda durante o tratamento e fez somente aplicações na veia devido a uma questão hormonal constatado no exame de sangue que é feito antes do tratamento.

3 – Estadia

O hospital oferece quarto com cama de casal e uma cama de solteiro para o paciente. No quarto tem geladeira, forno microondas, TV, DVD e toalhas que não são trocadas durante a permanência no hospital. Ou seja, devem ser tratadas como as roupas dos pacientes e acompanhantes.

Para lavar a roupa existem duas opções: lavanderia no supermercado que fica em frente ao Hospital de Qingdao e um serviço terceirizado que é prestado por duas mulheres que pegam as roupas nas terças, quintas e sábados.

Existe uma cozinha bem equipada a disposição de todos. Uma equipe de tradutores (de chinês para inglês) é posta a disposição dos pacientes e família, eles também cuidam de toda a estadia: facilitam troca de dinheiro, agendam motoristas para aqueles que desejam fazer alguns passeios, fazem pedido de comida nos restaurantes, etc.

4 – Dicas

Cartões de crédito são aceitos em supermercados e alguns restaurantes.

Quem gosta de praticar esportes deve trazer seus tênis de corrida, roupa apropriada para malhar e inclusive roupa para nadar. Paralela a pista principal sempre há uma pista que é tranqüila para correr. Há uns 15 minutos andando do Hospital de Qingdao tem o Holiday In que oferece uma ótima piscina para nadar ou apenas relaxar e um academia bem equipada por R$ 58 RMB

Ao comprarem dólares exijam notas novas, sem qualquer sujeira ou aparência de ser velha, pois aqui nos bancos chineses notas, às vezes em ótimo estado, por apresentarem qualquer sujeirinha não são aceitas.

Tragam seus DVD´s de música e filmes. Eles são uma ótima opção de passa tempo.

5 – Curiosidades

Apesar da dificuldade na comunicação, o povo chinês é muito atencioso. Só não estranhem se eles furarem a fila na sua frente. Na China isso é mais do que normal.

Nem todas as mamães são adeptas as fraldas descartáveis ou qualquer outro tipo de fraldinhas. As roupinhas dos bebês vendidas por aqui, em sua maioria, tem um buraco por onde pode passar o xixi ou coco a qualquer momento e em qualquer lugar.

O hospital tem banheiro como o que estamos acostumados a utilizar, mas os restaurantes e locais públicos tem em seus banheiros buracos no lugar dos vasos sanitários.

1 comentário

ANA disse...

Putz! pensei q a China fosse mais civilizada...mas ao ler"As roupinhas dos bebês vendidas por aqui, em sua maioria, tem um buraco por onde pode passar o xixi ou cocô a qualquer momento e em qualquer lugar" me deixou chocada! Imagina isso se essa moda pega no Brasil?!

Postar um comentário

Outubro 2011

Outubro 2011
Lindo demais!!!!

Gostosura