ESTE BLOG FOI CRIADO PARA INFORMAR A TODOS QUE O VISITEM QUEM É JOAQUIM E O QUE PODE SER FEITO PARA AJUDÁ-LO
A SUPERAR AS CONSEQUÊNCIAS DE UM PARTO COM COMPLICAÇÕES. INFORME-SE SOBRE NOSSA CAMPANHA, AJUDE A DIVULGÁ-LA E CONTRIBUA.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Serviço Home Care

Olá pessoal!!! Beleza?!?!

As boas novas são que conseguimos atendimento domiciliar...Acionamos na justiça nossos planos de saúde, e nos foi concedido este direito. Mas o que isto significa?! Isto quer quiser que o plano de saúde acionado para prestar o serviço deve conceder todos os atendimentos apontados como necessários pelo médico, pediatra ou neuropediatra, que atende o Joaquim em até 5 dias após a intimação sob pena de R$ 1.000,00 por dia.

No processo vi citada a lei n. 8952/94 e art. 273 - confesso que não a li. Apenas segui as orientações do advogado que cuidou do caso.

O serviço que nos vem sendo prestado nos dá direito a:

- Visita de uma pediatra uma vez por mês.
- Visita mensal de uma nutricionista.
- Visita semanal de uma enfermeira.
- Acompanhamento de uma técnica em enfermagem 24h por dia. 7 dias por semana.
- Fisioterapia motora e respiratória, terapia ocupacional, fonoaudiologia.
- Medicamentos: todos aqueles que o Joaquim utiliza (losec mups, topamax, sonebon, rivotril, muvinlax);
- Aplicações de vacinas em domicilio - a pediatra que representa o serviço (que é um amor) nos dá a solicitação das vacinas pendentes. Vamos ao posto de saúde, pegamos as vacinas e a enfermeira representante do serviço (que também é um doce) as aplica em casa.
- Material utilizado para auscultar (esteto), equipamento usado para aferir pressão (pa), material para aspirar, pulsionar veia, gazes, gel anticéptico - enfim, todo o material necessário a algumas manobras hospitalares.
- Fraldas e pomadas contra assaduras.

Atenção: os atendimentos particulares não mais serão reembolsados se esses reembolsos forem solicitados ao plano de saúde que presta o serviço de home care.

O processo para conseguir isso foi:
Bom, a mãe do Otho entrou em contato comigo dia 12/05 a tarde para pedir informações sobre o tratamento com células tronco que Joaquim havia feito. Joaquim e seu filho Otho tem a mesma neuropediatra...Enquanto conversávamos ela informou emocionada todos os ganhos que seu filhinho havia conquistado desde o início do serviço em sua casa num período de apenas 2 meses!!! Fiquei emocionada. Gentilmente forneceu o contato de seu advogado Saulo. Entrei em contato com ele no dia seguinte, 13/05, logo cedo. Ele ratificou a informação de que o Joaquim também tem direito a este serviço e forneceu uma lista de documentos que eu deveria enviar por sedex, pois ele não mora no Rio de Janeiro.

Basicamente os documentos são:

- RG, CPF e comprovante de residência do pai ou mãe (responsável);
- comprovante de renda;
- certidão de nascimento da criança;
- laudos médicos;
- laudos dos terapeutas que atendem a criança;
- laudos dos exames realizados;
- lista de remédios, quantidade utilizada e preços...
- **deve haver outros que agora não lembro

Bom, enviei a maior parte da documentação no sábado 15/05. E alguns laudos pendentes durante a semana...

Segunda-feira, 24/05, ele estava em minha casa. Conheceu meus filhos e fizemos uma reunião onde anotou algumas informações do dia-a-dia. Foi quando informei quais seriam minhas solicitações, ratificadas pelos médicos que atendem o Joaquim. Fui informada mais uma vez sobre os direitos do meu bebê, mas que existia uma chance de que o pedido fosse negado...Sua previsão foi de uma semana para que tivéssemos uma resposta.

Quinta-feira, 27/05, recebi um telefonema dele: "Conseguimos nosso objetivo. A liminar saiu." Ao que eu só consegui responder com: "Ué?!" Então ele enviou um e-mail onde pude ler a decisão da juíza e obter outras informações.

Pasmem...o plano de saúde entrou em contato conosco no mesmo dia!!!

Na sexta-feira, 28/05, uma enfermeira muito gentil da operadora responsável pelo serviço veio a minha casa no final da manhã, por volta das 11h, e fez uma entrevista para que eu pudesse posicioná-la sobre as necessidades do Joaquim. Validadas pelos seus médicos!!!

Informei que para a franca recuperação do meu filhinho ele precisava, por semana:

- 7h de fonoaudiologia;
- 14h de fisioterapia motora;
- 2h de fisioterapia respiratória;
- 5h de terapia ocupacional;
- cuidados profissionais de uma forma geral;
- remédios.

Nesta mesma data, no final da tarde chegou em minha casa a primeira técnica de enfermagem - muito legal inclusive.

Detalhe: eu ainda não acreditava...Tava atordoada!!! Mas adorando. Olhava pro Joaquim e dizia: "Você merece. É direito seu."

Bom, neste dia e nos, pelos menos, 3 dias seguintes foi um entra e sai desesperador!!! Confesso que fiquei bem assustada. Cheguei a pensar: " Como vamos viver assim?!"

Pessoal de farmácia fazendo entrega, gente nem sei de onde entregando outros equipamentos, o telefone disparou, de verdade...

O que quero informar é que ao menos a primeira semana é bem complicada. Até conseguirmos, por exemplo, definir a escala das técnicas foram 7 em minha casa!!! E eu repetindo as mil orientações a respeito do Joaquim. Tremendo dos pés a cabeça de ver meu filho cada hora num colo diferente. Não deu outra: o Joaquim, desde a sexta-feira 28, começou a vomitar nas refeições e piorou a ingestão de liquido!!!!

Contudo, tenho a relatar que foi a primeira oportunidade de evidenciar a conduta proativa da médica pediatra responsável pelo Joaquim dentro da operadora do home care. Ela entrou em contato, pois foi avisada pela técnica que estava conosco de seu quadro. Fez vários questionamentos e sinalizou de pronto imediato a possibilidade de pulsionar uma veia para aplicação de soro!!! Ela enviou pedialite e graças aos cuidados de fonoaudiologia que conseguimos mais os que mantivemos por nossa conta o Joaquim se recuperou bem. Ao menos dessa ele escapou!!!

Depois tem que definir a nova agenda do pequeno com várias pessoas...Por outro lado, tenho a dizer que todos os profissionais são muito gentis!!! Muito!!!

Fico ainda mais feliz de informar que ainda hoje levei meu filho querido a sua pediatra, e que apesar dele não ter ganhado peso decidimos, com base em sua recente melhora, que vamos aguardar mais um mês para estudar a questão da gastroestomia!!!

Ele não ganhou peso, masssss também não perdeu. E vem se alimentando bem. Pelo menos melhor do que nos últimos 4 meses...E maisssssss: recebi um retorno super hiper mega positivo das terapeutas que atendem meu filho, em especial da TO que o atende há uns 2 meses: "Seu filho entende o que dizemos. E expressa sua vontade e desejo!"

Foi lindo lindo lindo: acompanhei a última sessão de TO e ela fez um exercício do tipo: "Joaquim, dá a mãozinha pra sua mãe". Nossa, ele fez um esforço e movimentou a mãozinha. Bem poquinho, de forma confusa pra trás ao invés de ser pra frente...Aí falei:" Ah! Não dá para saber". Ao que ela respondeu: "Ih Joaquim, sua mãe não acredita na gente. Então dá o pezinho pra ela." Ele mexeu o pezinho....Nem precisa dizer que chorei e tudo. Quase atrapalho a sessão de tanto beijo que dei nele....Ele é demais!!!

*** a título de informação!!! São 5h da manhã. Acordei pela centésima vez com meu caçula tossindo...e pensei: "excelente hora para atualizar o blog...principalmente se considerar que durante o dia é quase uma missão impossível!!!. E mais importante: precisamos saber quais são os direitos que nossos filhos tem de tratamento. São chances reais de reversão de seus quadros de saúde"

Particularmente, creio que este serviço de atendimento domiciliar, profissional, intensivo, multidisciplinar e podendo ainda ser integrado de forma simultânea associado ao tratamento de células tronco e tudo o mais o que conseguirmos por nossos filhos é exatamente o que eles precisam para se desenvolverem ao máximo dentro de seus potenciais. Eu não tenho dúvidas do potencial do meu filho!!!

O contato do advogado Saulo é: sauloazevedos@hotmail.com

Beijos, beijos, e abraços a todos, Sandra
Adicionar vídeo

Continue lendo...

Outubro 2011

Outubro 2011
Lindo demais!!!!

Gostosura